OBSAT – Olimpíada Brasileira de Satélites
A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT MCTI) é uma olimpíada bianual que nasce de uma iniciativa inovadora que visa promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, conhecidos como smallsats, disseminando a cultura aeroespacial e o conhecimento em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) entre estudantes e professores de todos os níveis de ensino.
Acreditamos na educação inclusiva e acessível, por isso a OBSAT é gratuita e utiliza pequenos satélites como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar, com o objetivo de despertar o interesse por carreiras técnico-científicas e popularizar a ciência e a tecnologia entre os jovens.
Contamos com o apoio de importantes instituições, como a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), a Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão (LABRE) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Essa colaboração nos permite oferecer aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades práticas em áreas como planejamento de missão, desenho, construção e integração de sistemas, testes e análise de dados científicos.
Além disso, a OBSAT encoraja a participação de equipes mistas e também de equipes compostas de meninas, reconhecendo o valor e a importância da diversidade no campo da ciência e tecnologia. Para essas equipes, oferecemos certificados especiais como forma de incentivo e reconhecimento.
Junte-se a nós e faça parte dessa jornada emocionante no universo da aeroespacial!
- Aprender a partir de experiências práticas multidisciplinares
- Familiarizam-se com a metodologia científica e a resolução de problemas
- Desenvolvem habilidades para o século XXI
- Realização de operações de satélite simuladas
- Aproximar-se da cultura aeroespacial
- Tema aeroespacial: motivador, desafiador e inspirador
OBSAT
- Ano da primeira edição: 2019
- Coordenador: Rafael Vidal Aroca
- Página: www.obsat.org.br