FNOC - Membros

Membros

  1. Entrar

OBI – Olimpíada Brasileira de Informática

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da Unicamp.

A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis. As duas modalidades, denominadas Programação e Iniciação, são descritas a seguir.

Em todas as modalidades e níveis os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá ser inscrito e participar em apenas uma modalidade e nível.

Modalidade Programação

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação e é necessário prover um computador por participante, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, como noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

Os níveis da Modalidade Programação são:

  • Nível Júnior, para alunos de qualquer ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 1, para alunos do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio;
  • Nível 2, para alunos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio;
  • Nível Sênior, para alunos do 4º ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o 1º ano de um curso de graduação.

Modalidade Iniciação

Na modalidade Iniciação, alunos que ainda não sabem programar competem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por programação de computadores e detectar talentos potenciais para raciocínio computacional e programação.

A modalidade Iniciação tem três níveis:

  • Nível Júnior, para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.